sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Giorno 12 - Teste de proficiência: prestar ou não prestar?



Não foi tão fácil acordar na quinta-feira, o cansaço está batendo. Mas levantei, arrumei o quarto e estava tão lenta, que quando percebi, já estava atrasada. Corri para escola, mas entrei na aula com alguns minutos de atraso.

A aula foi puxada. Tem dias que a gramática pesa e a conjugação do verbo nos modos 'conjuntivo' e 'condicional' é algo que ainda não me é natural. É oficial: preciso estudar!

Durante a aula, Julia, que trabalha na secretaria, falou para nós sobre os testes de proficiência da língua italiana, que vão acontecer em novembro e dezembro; e também sobre os cursos preparatórios.

E agora estou vivendo um conflito de libriana: prestar ou não algum dos testes? Fazer ou não fazer o curso preparatório, que além de ser pago, obviamente, acontece durante o período da tarde, duas vezes por semana?

Às vezes penso que seria bom ter um reforço gramatical. Às vezes penso que não vim para cá em busca de mais responsabilidades, muito pelo contrário.

Mas, para ser sincera, não sei se estou a fim de ser provada. Não deixa de ser uma cobrança e acho que não estou preparada para me testar e para cobrar um bom resultado acadêmico de mim mesma. Na verdade, não estou a fim de provar nada para ninguém, nem para mim mesma. E, embora eu adore (podem rir!) aprender mais sobre a gramática, a semântica e a ortografia de diversos idiomas, sinto que fora da sala de aula eu aprendo mais sobre a vida por aqui. E acho que isso pesa na decisão.

Não sei. E preciso decidir até o dia 16/10. Vou colocar na balança e refletir.

Assim que cheguei da escola, fiz um call via Skype com minha família, porque com o fuso horário, quase nunca pego meu pai em casa e acabo só conversando com minha mãe. Mas deu tempo porque ele ainda não tinha ido trabalhar e foi ótimo! :)

A tarde foi de total dedicação ao meu frila no Brasil (alguém precisa pagar a conta dessa brincadeira toda, né? rs), de busca de melhores preços de passagens para as viagens que quero fazer, de um pouco de estudo e, principalmente, de dedicação ao quero fazer e visitar em Roma.

Caros, a lista é enorme!


Mas, com ajuda de um guia que tem aqui no apartamento (é em inglês, mas é o que temos), organizei os pontos turísticos e históricos por regiões.

Agora é se programar para, pelo menos duas vezes na semana, dedicar as tardes para me aventurar por Roma.

Aliás, devo comprar o ticket semanal do transporte público e, no fim do mês, compro o mensal, que vale mais a pena.

Uma coisa importante sobre o transporte daqui é que um mesmo ticket é válido para ônibus - metrô - bonde. Não se pode comprar a passagem dentro do ônibus, é necessário já ter o bilhete e apenas validá-lo nas maquininhas (isso mesmo, não há a figura do COBRADOR). Mas só é necessário validar se for o primeiro transporte a utilizar. Por exemplo, se você pegar um metrô e, na sequência, um ônibus, não precisa validar dentro do ônibus, por já o validou no metrô.

Mesmo os bilhetes individuais, porque são válidos por 100 minutos. Ou seja, dentro deste período, você pode usar quantas vezes quiser, em quais meios de transporte público desejar.

Deu para entender ou eu deixei a explicação muito confusa? rs!

Isso é muito bom, mas aproveito para mandar um beijinho no ombro para a síndrome de vira-lata dos brasileiros que acham que 'nazoropa' tudo é muito mais legal: muitos, mas MUITOS habitantes de Roma NÃO compram o ticket para andar de ônibus. Ou seja, a figura do cobrador não seria tão inútil assim, já que a bondade do povo romano tem limites, ao contrário da cara de pau... Eles andam de graça mesmo e não pensem que se sentem-se envergonhados ou qualquer coisa do gênero. Não. Eles simplesmente não estão nem aí.

Bom...

Antes de dormir, combinei com o Giovanni dele me ensinar a usar a máquina de lavar roupa, porque estou acumulando muita roupa e, como o verão não acaba nunca por aqui, vou precisar das roupas que estão sujas, porque não trouxe muito mais roupas leves, já que eu esperava um tempo mais frio para o outono europeu.

Mas tudo bem. Prefiro lavar roupa e continuar com esse clima eterno de férias de verão!

Dormi mais cedo para descansar um pouco. Afinal, o fim de semana chegou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário