sábado, 25 de outubro de 2014

Giorno 26 - Arrivederci, Valentina!

O cansaço chegou, pessoal. Cheguei a pensar em não ir à aula nesta quinta-feira gelada. Quando o despertador tocou, desliguei consciente e voltei a dormir. Mas 15 minutos depois, pulei da cama e, de calça de plush, moletom, tênis e cachecol, cheguei com um pouco de atraso à aula.

A manhã correu normalmente e almocei na escola, para economizar dinheiro e otimizar tempo. Mas eu disse à Sarah que almoçaria por lá para fazer a lição de casa que eu não tinha feito. Não me perguntei porque menti, só achei mais fácil dizer isso do que explicar que almoçar fora custa 3.30 vezes mais para mim. rs.

A aula da tarde foi uma delícia. Nossa professora é muito querida e temos todos um bom entrosamento. O que mais gostei nesta aula em específico é que nossa professora nos explicou a situação política da Itália e qual era a razão da grande manifestação de sábado, 25/10, pela garantia dos direitos trabalhistas e melhoria nas condições de trabalho.

Vou deixar este tema para um outro post, porque hoje não é o foco, mas uma coisa eu garanto: o Brasil não é o pior lugar do mundo.

Quando a aula acabou, eu literalmente corri para casa, onde tomei banho, lavei o cabelo, me maquiei, me arrumei e saí também correndo. Tudo isso em tempo recorde. Cheguei à Termini a tempo de pegar o ônibus e cheguei pontualmente às 17h30 na casa de Don'Anna para a segunda aula de cozinha italiana.

O menu do dia foi penne amatriciana, salada de laranja com cebola e azeitonas e - pasmem! - tiramissu de sobremesa. Ha!



Fizemos o doce primeiro, já que precisava gelar antes de comer. Não foi difícil, mas confesso que preciso treinar essa coisa de bater as claras em neve. Até porque, segundo minha professora, esse é o grande segredo!

Devo arriscar fazer essa sobremesa no Natal ou no Ano Novo... vamos ver, rs!

A massa é bem tranquila de preparar, mas é mais pesada que a da terça-feira, assim que a salada como segundo prato é uma excelente pedida! Aliás, essa salada não tem folhas, é bem fresca e gostei muito da harmonia dos sabores!



Assim que o jantar acabou, pedi para Don'Anna chamar um táxi para mim, pois meus amigos tinham se encontrado em Trasteveri às 19h e já eram quase 21h. Andar de táxi em Roma nunca é uma boa pedida: caro e demorado. Cheguei 20 minutos depois e deixei 22 euros. Argh!

Mas cheguei e todos estavam lá para a despedida de Valentina e aniversário de Helena. Foi um evento que reuniu MUITA gente da escola e isso foi bem bacana!

Demos muita risada, tiramos muitas fotos, bebemos o suficiente e curtimos super.

Mas a verdade é que está sendo difícil para mim (e acho que para todos) essa coisa da Valentina ir embora. Ela foi a responsável por termos todos nos conhecidos. Ela une as pessoas e constrói amizades. É um elo para todos nós, que agora estamos meio perdidos e não sabemos como agir sem a nossa 'chefe', como carinhosamente a chama o Jesper.

E ao vê-la triste, foi ele mesmo que disse a ela que não era mais possível de ela continuar aqui, porque não podemos fazer apenas as coisas que gostamos a vida inteira. Ele disse que era hora de seguir em frente, porque a verdade é que até o final do ano, nenhum de nós estará mais aqui. E ao final, concluiu:

- Nós formamos um belo time juntos. Não nos veremos mais todos os dias, mas não vai ser possível nos esquecer. 




E ele tem razão. Aliás, parece que o Jesper sempre fala as coisas certas nas horas certas.

Sinto como se cada um de nós tivesse uma função neste grupo: Vale reúne todo mundo; Jesper escolhe bem as palavras... E eu não estou bem certa de mim ainda, mas acho que presto atenção em todos. Aos poucos, cada um de nós vai encontrando o que veio buscar por aqui e, principalmente, vai se realizando internamente. É um processo lento, mas natural.

Nos divertimos de verdade a noite toda. Mas, aos poucos, todo mundo foi indo embora e também seguimos o nosso caminho. Esperamos o ônibus por mais de meia hora, quando eu, Vale e Lia decidimos rachar um táxi até a Termini. Foi a melhor decisão, já que só ficou uns 5 euros para cada e a noite estava congelante!!

Demorei a pegar no sono e a última vez que olhei o relógio eram 3h30. É... a sexta-feira promete ser beeeem longa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário